Pra começar bem o dia...

Mostra ao mundo quem és e o que vieste fazer nele. O cartão de teus exemplos espelha tua identidade.

terça-feira, 27 de março de 2012

Trabalhando com História em Quadrinhos

Boa tarde, turma!
        Concluiremos a unidade que estamos trabalhando com esta atividade no blog, onde vocês terão a oportunidade  de conhecer vários ambientes virtuais que exploram o universo dos quadrinhos.
           Durante este mês de março, trabalhamos com vários tipos de quadrinhos e aprendemos muitas coisas, como o uso da linguagem não verbal, as metáforas visuais, onomatopeias e tantos outros recursos utilizados nas HQ.
         Agora, vamos sair do livro didático e dos gibis que lemos em aula, vamos conhecer o que há na internet sobre o tema que estamos trabalhando.
         Mão à obra!!!
         Inicialmente explorem este universo riquíssimo visitando os espaços sugeridos abaixo:

         Muito bem, depois desta viagem, aterrissem! É hora de voltar ao trabalho...
      Voltem ao "Blog das tirinhas" e observem que eles fazem postagens por personagem, escolham um personagem da preferência de vocês (Mafalda, Hagar, Garfield, etc), cliquem no link que os levará à página que escolheram. Ao visualizarem a tirinha, sigam o roteiro abaixo:
1- Leiam com atenção a tirinha.
2- Observem o uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal.
3- Há onomatopeias? Linhas de expressão? E metáforas visuais?
4- Façam uma resenha da tirinha escolhida por vocês.

         Agora, leiam a tirinha abaixo:


Disponível em: http://juventudeperigosa.com.br/?attachment_id=886

Respondam:
1- Observem o 1º quadrinho:

a) Como aparece a personagem Mariana?
b) O que significa o símbolo que aparece próximo ao médico?
2- Qual o estado de espírito de Mariana? Por que ela está confusa?
3- O que o médico sugere no 5º quadrinho? Como Mariana reage diante da sugestão do médico?
4- Comentem a atitude do médico no último quadrinho.
5- Que aspectos do ser humano são abordados na tira? Qual a opinião de vocês sobre como o autor abordou estes aspectos?
6- Analisem a tira segundo o que trabalhamos durante este mês (linguagem - verbal e não verbal, onomatopeias, metáforas visuais, etc).

        Para concluir, façam um comentário sobre esta atividade no espaço destinado aos comentários e enviem o trabalho do grupo para: 
        Obrigada por realizarem esta atividade com entusiasmo, aguardo ansiosa o resultado do trabalhos de vocês!
                                                                     Professora Sônia





2 comentários:

Anônimo disse...

professora soninha parabens pelo trabalho com a oitava série. eu tambem adorei as tirinhas beijos
ass: cristian

Cristiane Reis disse...

Conheci teu blog através do Blog “Educadores multiplicadores”, já estou te seguindo! Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
Blog Ensinar é Aprender